A região apresenta sabores e saberes muito evidentes que traduzem a diversidade cultural brasileira carregada de influências indígena, africana e européia.
A cozinha do Hotel Santa Amália oferece pratos típicos da culinária do interior: feijoada, cozido, churrasco, rabada, doces caseiros e uma boa caninha da roça vinda das fazendas de Vassouras.
O Mara Palace Hotel oferece degustação com dupla imersão histórica: além do chá com bolo de fubá, rocambole de laranja, docinhos portugueses e demais quitutes da época, os presentes são convidados a conhecer, através de poemas de cordel, a vida de Eufrásia Teixeira Leite, figura feminina mais importante do Vale do Café.
O Restaurante Casa do Manequinho em Piraí oferece pratos exclusivos criados pela chef Ana Paula Hack, neta do Manequinho. Uma experiência gastronômica diferenciada que reinventa a “nossa Feijoada” agregando os sabores tipicos de Piraí : a tilápia e a macadâmia.
A Pousada Brisa do Vale, em Ipiabas, oferece um café da manhã em que o foco é a gastronomia colonial, preparada localmente e de preferência no forno à lenha. São bolos, pães, biscoitos e geleias, proporcionando aos visitantes saborear receitas que são tradicionais no Vale desde o século XIX.
Localizado em Ipiabas, o Empório dos Arcos é um paraíso de aromas e descobertas gastronômicas. Em um ambiente totalmente singular com uma deliciosa área verde externa, emerge a tranquilidade do interior, o som dos pássaros e os sabores das delícias gourmet nas prateleiras. São mais de 1.500 itens variados entre produtos nacionais e importados: vinhos, bebidas finas, queijos, biscoitos, azeites, geléias, compotas, doces, águas importadas e cervejas artesanais para você apreciar.
O Botequim Por Acaso, localizado em Vassouras, formulou cardápio baseado na alimentação dos diferentes povos do Vale. Dos índios usou os tubérculos, dos africanos o leite de coco e o azeite de dendê e dos tropeiros, os alimentos secos. O visitante fará através dessa experiência uma viagem gastronômica as raízes do Brasil.