CONCICLO retoma atividades

Evento mobiliza poder público e empresários de nove cidades do setor turístico para ações coletivas

Reunião marcada para dia 14 de março, em Vassouras, será um marco na articulação e planejamento turístico regional através da retomada do CONCICLO, o Conselho Regional de Turismo do Vale do Café, formado por formado por representantes do poder público, empresários, associações de turismo e agentes do trade turístico regional.  Os organizadores do evento, que já tiveram confirmação do Secretário de Estado de Turismo Nilo Sérgio Félix, também contam com a presença dos prefeitos das cidades de Barra do Piraí e distrito de Ipiabas, Piraí, Mendes, Vassouras, Valença e distrito de Conservatória, Rio das Flores, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira e Paty do Alferes, selecionadas de acordo com proximidade geográfica, vocação para o turismo e pela relação com a história do café.

Na pauta estão, além da continuidade da articulação e planejamento do turismo regional, a realização do circuito “Café Cachaça e Chorinho 2017”, políticas públicas, indicadores e dados estatísticos para nortear a gestão do turismo e sinalização turística nas principais vias que dão acesso ao Vale do Café. “De forma prática, queremos por exemplo dar apoio aos municípios na construção das políticas públicas e dos marcos legais do turismo. Outra ação é a potencialização de um evento temático regional como o Café, Cachaça e Chorinho, criado pelo próprio CONCICLO, que tem um grande potencial atrativo. Precisamos explorá-lo o máximo possível e de forma integrada”, define José Luiz Junior, gerente do CONCICLO.

Seguindo a vocação da região como destino turístico nacional e internacional, que se respalda em seu histórico como maior produtor de café no século XIX, o CONCICLO foi criado no final da década de 90 pela necessidade de integração dos municípios para fortalecimento e promoção regional do setor. O órgão reinicia suas atividades estimulado principalmente pela grave crise econômica, que afeta diretamente o fluxo de turistas na região.

Uma das empresárias à frente do movimento, a hoteleira Ana Lúcia Furtado, explica que a atuação conjunta é um caminho viável e sustentável para o desenvolvimento do turismo na região. “Diante da crise que abalou o país e impactou diretamente o turismo, nos deparamos com a necessidade de pensar e agir de forma coletiva para enfrentar problemas comuns e trazer o turista para o Vale novamente. Temos experiências muito bem sucedidas em diversos lugares do mundo e do Brasil de cidades que atuaram conjuntamente e transformaram as regiões onde estão inseridas em grandes destinos turísticos”, afirma Ana Lúcia.

Sobre a importância de atuação coletiva, o gerente do órgão ressalta: “Espero que esse movimento sirva para colocar o turismo de vez na agenda dos municípios e que o Vale   do Café possa ter seu desenvolvimento turístico implementado de forma conjunta e coordenada. Temos potencial para estar ao lado dos grandes destinos turísticos do Brasil, mas precisa haver união de todos os interessados”, afirma José Junior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *