Está chegando o maior festival de música instrumental regional, que há 14 anos reúne expoentes da música em cenários seculares, promovendo o encontro da arte, história, cultura e gastronomia da região. O Festival Vale do Café acontece entre os dias 21 e 30 de julho e, como tradição, promove concertos nas fazendas históricas do ciclo do café, chamando atenção para o papel da região no século XIX e sua importância para a história do país.
Com destaque, o evento conta com integrantes do grupo Vale do Café Rio, composto por fazendas históricas, produtores e hotéis selecionados e com a sociedade civil Abrace Vassouras, ambos com atuação no aprimoramento do circuito turístico regional. As fazendas do grupo Vale do Café Rio, além dos shows, preparam mimos e novidades aos visitantes e a Abrace Vassouras realiza programação paralela gratuita durante o festival, com atrações musicais, artísticas e infantis no centro histórico da cidade.
O Festival tem seu primeiro dia de apresentações em Rio das Flores, cidade onde, há exatos 140 anos, foi batizado Santos Dumont, uma das mais importantes figuras do século XX. A Fazenda União recebe a cantora lírica Angelica de la Riva no dia 21, às 11h, e inaugura na ocasião uma escultura do famoso aviador em tamanho e estilo realistas, de autoria do artista plástico Jerônimo Magalhães. Após o recital, a homenagem continua com brunch assinado pela chef e historiadora Ana Roldão, que faz versões de alguns dos pratos preferidos do aviador. Como lembrança, será possível escolher entre os produtos da Florart, centro de artesanato local, que estará com bloquinhos, ímãs e outros itens fazendo referência ao pai da aviação.

No mesmo dia, às 16h, a Fazenda do Paraízo recebe o gaitista José Staneck e o pianista Itamar Assiere, que farão homenagem a Tom Jobim e Villa Lobos. Conhecida como a mais autêntica de toda região, conservando papéis de parede e objetos de família do primeiro nobre proprietário, a fazenda irá abrir as principais salas do térreo aos visitantes e servir, entre os quitutes, suas famosas polentinhas fritas. Para acompanhar, a Cachaçaria Werneck fará exposição, oferecendo degustação das variações da bebida artesanal e orgânica, que acumula prêmios no Brasil e no exterior.
Conhecida pela produção de orgânicos, a Fazenda Alliança, em Barra do Piraí, recebe no sábado, dia 22, às 11h, o músico Turíbio Santos, um dos mais conceituados violonistas da atualidade. A recepção acontece nos antigos terreiros de café, com vista para a fachada da casa e para a plantação de café orgânico, com pés em desenvolvimento. Sendo a Alliança a primeira fazenda do Vale a cultivar café orgânico, e uma das poucas com cultivo de orgânicos certificados, que também abrange uma produção de búfalas, o lanche servido na Alliança será 100% composto por ingredientes orgânicos, vindos da horta, do pomar e contendo laticínios da fazenda.
Ainda no sábado, às 16h, a Fazenda Vista Alegre, em Valença, faz dupla celebração com a presença da cantora Carol Mac Davit. Juntas, as duas completam 15 anos de participação no Festival, encantando os ouvidos, no caso da solista, e o olhar, no caso da fazenda, que ainda realiza uma exposição de quadros, de autoria do artista Zirley Ávila, com diversas obras retratando a região.
No domingo, dia 23, às 11h, no município de Paulo de Frontin, o Duo Santoro, de violoncelistas, executa clássicos da música instrumental brasileira na Fazenda das Palmas. A Fazenda que foi uma das pioneiras da cultura do café no Vale do Paraíba e abriu recentemente suas portas para visitação. Após o show, o público irá conhecer e degustar a produção do alambique, além de experimentar o lanche de produção própria, com pães, bolos e doces saídos diretamente da padaria da fazenda.

No mesmo dia, em Vassouras, a partir das 16h, a Fazenda São Roque recebe o violonista Hugo Pilger, que convida o músico Turíbio Santos. A São Roque é um exemplo de construção que foi resguardada do arruinamento, através de completa restauração e adequação do local para realização de eventos. Além de receber grupos com visita guiada, ao longo do ano a São Roque realiza casamentos e demais eventos sociais.
Na semana seguinte, fechando a participação do Vale do Café Rio no evento, a Fazenda Ponte Alta, em Barra do Piraí, será palco para apresentação do músico Marcelo Caldi no domingo, dia 30 de julho, às 16h. O músico apresenta repertório de choro executado na sanfona na fazenda conhecida pelo estilo rústico, sendo única da região que preserva a formação original de quadrilátero. Recebidos pelo administrador, que interpreta o Barão de Mambucaba, os visitantes serão apresentados a casa-museu, que possui diversos objetos de época e provar dos bolos e salgados com autêntico sabor da região.

Vale do Café Rio no Festival Vale do Café 2017:
Ingressos através do site Ingresso Fácil
21/07, sexta-feira
11h
Angelica de La Riva – Momentos Ibero-americanos
Exposição da Florart Artesanato e Cachaça Werneck
Município: Rio das Flores
16h
Duo Staneck e Assiere – Tom e Villa
Exposição da Florart Artesanato e Cachaça Werneck
Município: Rio das Flores
22/07, sábado
11h
Turibio Santos e as jóias do Choro
Município: Barra do Piraí
16h
Carol Mac Davit – 15 anos de Vale
Exposição do artista plástico Zirley Ávila
Município: Valença
23/07, domingo
11h
Duo Santoro – Lançamento do CD Paisagens Cariocas Engenheiro
Município: Paulo de Frontin
16h
Hugo Pilger – Conexão Bach/Brasil – apresentação de Turibio Santos
Município: Vassouras
30/07, domingo
16h
Marcelo Caldi – Tem sanfona no choro
Município: Barra do Piraí
Programação Paralela ao Festival Vale do Café – GRATUITA
21/07 a 30/07
Realização: “ABRACE VASSOURAS”
Município: Vassouras
21/07, sexta feira:
10h
Abertura de Exposição de Orquídeas
(Bruzzone Flores de Engenheiro Paulo de Frontin)
Local: Casario Shopping
Endereço: Rua Barão de Vassouras, 19, Centro, Vassouras, RJ.
18h
A Modinha que não sai de Moda
(Cantoras do corpo lírico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro)
Local: Igreja N. Sra. Conceição
Endereço: R. Barão de Tinguá, 173-205, Centro, Vassouras, RJ.
19h
Quinteto Imperial
(Sarau com cantores de ópera)
Local: Câmara Municipal
Endereço: R. Barão de Capivari, 20, Centro, Vassouras, RJ.
22/07, sábado:
16h
Fátima Natividade e Marcos Dutra – Tributo ao Chorinho
Local: Espaço Annie Luporini
Endereço: Rua Sebastião Manuel Furtado, 446, Centro, Vassouras, RJ.
17h30
PIM IN JAZZ – Orquestra convida Kurt Schwab
Local: Câmara Municipal de Vassouras
Endereço: R. Barão de Capivari, 20, Centro, Vassouras, RJ.
21h
Camerata de Violões de Três Rios
(Regência Maestro Felipe Carretiero)
Local: Palco Estação
Endereço: Praça Martinho Nóbrega, 40, Centro, Vassouras, RJ.
23/07, domingo:
11h
Orquestra Popular Tuhu – Villa Lobos e as Crianças
(Regência Maestrina Maria Clara Barbosa)
Local: Palco Estação
14h
Tarde da família na Praça
Recreação com Grupo Telekoteko
Local: Praça Barão do Campo Belo
Endereço: Centro Histórico, Vassouras, RJ.
18h
André Medeiros & Old Seven Band – Cantam Beatles
(Participação especial de João Fera, tecladista da Banda Os Paralamas do sucesso)
Local: Palco Estação
27/07, quinta-feira:
19h
Trio Capitu
(Música de Câmara – Flauta, oboé e fagote)
Local: Palco Estação
28/07, sexta-feira:
18h
Orquestra de Cordas de Volta Redonda
(Regência: Maestrina Sarah Higino)
Local: Igreja N. Sra. Da Conceição
29/07, sábado:
17h
Contação de Histórias com o Grupo Explanadores
Local: Casario Shopping
18h
Pequenos Mozart e Amadeus convidam Léo Ortiz
(Direção Artística Suray Suren)
Local: Casario Shopping
20h
Caipirando – Alma Carioca de Viola
Local: Palco Estação
30/07, domingo:
11h
Léo Ortiz convida Pequenos Mozart e Amadeus
Local: Palco Estação
14h
Tarde da Família na Praça
Feitura de maquiagem artística para crianças
Apresentação do Grupo Andança e Velhota Cambalhota
Local: Praça Barão do Campo Belo