As quatro estações do ano têm, cada uma, a sua singularidade e expressividade próprias: não só no clima-tempo, mas, sobretudo, em toda a atmosfera que cada período imprime no ambiente em cores, aromas e temperaturas.
O inverno no litoral de grandes capitais cria um movimento comum e natural de turistas e visitantes, que sobem a serra pra curtir a estação no interior das cidades. No Sul Fluminense não é diferente, aliás, pelo contrário, é o período considerado como alta temporada.
Aproveitar o friozinho na montanha harmonizando com vinho, cachaça, queijos e quitutes garante todo um charme especial e ideal para quem procura destinos de viagem inebriados por deslumbrantes paisagens naturais.
Selecionamos abaixo 5 DICAS práticas e funcionais pra você curtir o melhor dessa estação aqui: no Vale do Café!
- Não economize nos agasalhos: os dias são preenchidos com muito sol, clima agradável de montanha, mas no finzinho da tarde, a temperatura cai MESMO! Por isso, esteja sempre munido com bons casacos (casaquinho não segura!) e meias quentinhas pra dormir. Os hotéis da região têm aquecedores e toda infraestrutura para tornar a sua estadia bem confortável. conheça o Mara Palace Hotel, Hotel Santa Amália e Vila Hibisco em Vassouras; e o Hotel Fazenda Ribeirão em Barra do Piraí.
- Experimente caldos, sopas e cachaça: à noite, não há nada melhor que tomar uma sopa ou um caldinho verde pra esquentar o corpo antes de dormir. Os mais animados também podem experimentar selos de cachaças regionais, como a Cachaça Werneck de Rio das Flores. Para sua experiência ficar ainda mais autêntica, deguste tudo isso com peças produzidas na região: pratinhos, cambucas, bandejas… conheça a Florart em Rio das Flores
- Aprecie a natureza!: No inverno, a paisagem do Vale oscila suas cores em tons de verde da mata atlântica, árvores, gramados e jardins com noites de azul acinzentado. Conheça o paraíso eco cultural Uaná Etê em Sacra Família. A paleta natural é recortada por imponentes palacetes rurais de arquitetura neoclássica. Conheça as nossas fazendas históricas: Fazenda Alliança, Fazenda Ponte Alta, Fazenda das Palmas, Fazenda do Paraízo, Fazenda São Roque, Fazenda Vista Alegre
- Explore os deslocamentos das cidades: ao migrar de uma cidade para outra, o percurso de deslocamento fica ainda mais agradável no inverno. A região abriga estradas inspiradoras, como a Serra da Beleza em Conservatória, a RJ 145 em Barra do Piraí, Estrada de Juparanã e muitas outras que podem ser descobertas durante a sua viagem. A cada caminho escolhido, há uma bela vista a ser admirada!
- Curta as festas Juninas, Julhinas e Agostinas: as festas típicas já são tradicionais durante o inverno do Vale do Café. E se você busca autenticidade, é na região que você encontra: o casamento na roça (roça mesmo!), as brincadeiras no gramado, a música com sanfona e comidinhas estão sempre na programação. Conheça a Festa Junina da Ponte Alta, o Arraiá da União, A Junina do Santa Amália e o Arraiá do Mara Palace Hotel
Se você gostou das dicas e já está abrindo a mala pra seguir viagem, compartilhe este link antes de partir! Vai que algum amigo também se emociona e não embarca junto com você?
Foto em destaque: Igor Alecsander – www.igoralecsander.com
#InvernoNoVale