Vale do Café Rio participa de um dos maiores encontros de guias do estado

O grupo Vale do Café Rio esteve na 3ª edição do Dia do Guia, promovido pelo Sítio Jonosake, em Itaguaí, onde mais de 1.500 guias turísticos passaram o dia para conhecer os atrativos das regiões do estado fluminense.

Recebidos pela turismóloga Andreia Alves, conhecida como Pit, que estava caracterizada como Mariana Crioula, famosa personagem histórica do Vale do Café, mais de 1 mil visitantes passaram pelo estande do grupo, levando consigo folheteria com todos os 14 estabelecimentos participantes. O estande foi decorado com fotos das fazendas históricas, grãos de café, cestas de orgânicos e uma TV que passava fotos da região. Com provas de licor de café e degustação do queijo minas de leite de búfala da Fazenda Alliança, os guias podiam ainda provar alguns dos produtos locais.

O grande tema do evento era a Estrada Real, a maior rota turística do país, com 1.630 km, abrangendo cidades dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Em breve será lançado o CRER, trajeto dentro da Estrada Real, com foco no turismo religioso. Em bate-papo informal com Claudio Adão, idealizador desses trajetos, conversou-se sobre a inserção da região Vale do Café no circuito. “As estradas do Vale são posteriores à Estrada Real, que foi traçada no período áureo da mineração. Podemos desenvolver um trabalho na região, abordando as estradas que dizem respeito ao escoamento do café, o que aconteceu a partir do século XIX”, contou ele, acenando para a possibilidade de um trabalho conjunto na região.

Um dos pontos altos do evento foi a participação do grupo Sementes D’África, de Barra do Piraí, coordenado por Cosme Aurélio. Após o almoço, o grupo apresentou-se em um dos palcos junto com Andreia Pit, mostrando uma das manifestações culturais do Vale do Café mais celebradas pela população. O canto e som dos tambores atraiu o público, que uniu-se à dança no final da apresentação, fazendo questão de tirar muitas fotos. “Eu me senti famosa, tantas eram as pessoas que queriam nos fotografar! Adorei a receptividade”, comentou Eliana Victorino, uma das integrantes do Sementes D’África.

O estande do grupo Vale do Café Rio recebeu a visita de representantes da Secretaria de Turismo do Estado, entre eles Cesar Werneck, diretor de Planejamento e Projetos.

A Fazenda Ribeirão, o Mara Palace Hotel, o Hotel Santa Amália, a Fazenda Alliança e o Jardim Ecológico Uaná Etê também contaram com representantes próprios, que na abordagem com o público puderam se aprofundar sobre a estrutura de cada estabelecimento e esclarecer possíveis dúvidas.

Por fim, foi realizado um sorteio, em que os hotéis Mara Palace, Santa Amália e Fazenda Ribeirão ofereceram um final de semana gratuito e a Fazenda União, almoço com visita. Quatro guias foram sorteados, o que significa que verão de perto os locais de que tanto ouviram falar durante a feira. Eles e seus grupos serão muito bem-vindos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *